sexta-feira, 28 de maio de 2010

Oi gente! Quero contar algumas experiências bem bacanas que estou tendo. Estou no Rio de Janeiro desde o dia 21 de maio. Vim para o desfile do Victor Dzenk que me convidou para estar presente, vestindo um dos seus vestidos da coleção. Muito lindo por sinal! O desfile foi um sucesso, muito criativo, bem produzido e inovador e contou com várias celebridades, que também foram convidadas.

Ontem, dia 27 de maio compareci ao tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a convite do presidente Luis Zveiter, para plantar duas mudas de Pau Brasil!

A inciativa foi mais um dos gritos a preservação do meio ambiente! Algo tão falado mas infelizmente pouco levado a sério pela maioria! Amei a visita e o evento!


O dia escolhido não pdoeria ser outro! Dia 27 de maio é o dia nacional da mata atlântica. O Pau Brasil é típico da floresta amazônica e foi a planta que deu origem ao nome do nosso país!

O que me deixou curiosa foi a grandiosidade do tribunal de Justiça. Imaginava sim que fosse um lugar grande, já que se trata de um orgão tão importante, mas não mensurava a dimensão de tudo! É uma verdadeira cidade. Muitas pessoas estão envolvidas, mais do que podemos pensar. Conheci a sala de monitoramento, o sistema de segurança que existe é algo incrível! Em alguns segundos visualizei o que ocorria próximo ao tribunal de Cabo Frio!

Algumas pessoas se disponibilizaram a andar comigo pelo tribunal me mostrando um pouco de tudo. Todos muito atenciosos! Agradeço de coração a cada um! Visitei cada departamento, não todos claro. Precisaríamos de bem mais do que um dia para isso. O tribunal é realmente imenso!

O que mais me impressionou nisso tudo foram os projetos ambientais do Gabinete da Presidência, desenvolvidos pelo DEAPE - Departamento de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Especiais. Acompanhada da Diretora Rosi Di Masi Palheiro, visitei os projetos "Pais Trabalhando", de reciclagem e jardinagem, "Justiça Pelos Jovens", "Jovens Mensageiros" e outros.

Não imaginava realmente que o tribunal se envolvesse com tantos projetos sociais. Conheci Jovens que viviam em situação de risco e estão sendo capacitados. Fiquei realmente admirada por essa inciativa e devo os meus parabéns ao presidente Luiz Zveiter que viabiliza a relização desses projetos e a todos os responsáveis por isso!

Conheci ali histórias de vida, de regeneração, de auto estima recuperada, de esperanças reavivadas! Foi emocionante!

A causa ambiental também não é deixada de lado! O trabalho de reciclagem e jardinagem é realmente muito lindo! A preocupação pelo meio ambiente é nítida. O tribunal em breve irá se enquadrar ainda mais em ações ambientalistas. As construções deverão ter o selo verde, que garante que uma obra seja realizada causando menos impacto possível a natureza! Parabéns pela atitude!

Enfim, foi uma linda e enriquecedora experiência!

Em breve conto mais do que tenho vivido e posto fotos...beijos a todos!!

Luciana Bertolini